Agenda
Visita aos Bombeiros Sapadores de Setúbal - J.I. (Brincalhões)
08 de Fevereiro de 2019
Visita aos Bombeiros Sapadores de Setúbal - J.I. (Reguilas)
13 de Fevereiro de 2019
Fundação Calouste Gulbenkian - Descobrir a Matemática na Arte (2º Ano)
04 de Fevereiro de 2019
Fundação Calouste Gulbenkian - Descobrir a Matemática na Arte (3º Ano)
06 de Fevereiro de 2019
Teatro Musical “Malas e Fraldas…” (Berçário e Creche)
19 de Fevereiro de 2019
Espetáculo & Workshop de Coreografia de Samba e Baile de Mascaras
01 de Março de 2019
Colégio Encerrado
05 de Março de 2019
Teatro Politeama - Rapunzel - O Musical
19 de Fevereiro de 2019
Atividades alusivas ao Dia do Pai
19 de Março de 2019
Últimas notícias
Berçário já abriu
É com enorme entusiasmo e satisfação que informamos que já contamos com a valência de berçário, desde o dia 3 de novembro. As(...)
Dia de São Valentim
"Os Reguilas e o Amor...!!! Este ano comemorámos o Dia de São Valentim de uma forma muito especial! A Equipa da Setubal TV veio visitar-nos e(...)
Carnaval
O Carnaval no Vale! No dia 13 de fevereiro, festejámos o Carnaval com muita alegria,tradição e folia! De manhã, tivemos a honra de recebermos no nosso(...)
Feira de São Martinho
No dia 11 de novembro, realizámos a nossa feira solidária de S. Martinho, evento que pretende sensibilizar os mais novos para a importância da partilha. Este ano(...)
Halloween
Na noite de 31 de outubro, convidámos todas as bruxinhas,vampiros, monstrinhos e demais criaturas fantásticas e assustadoras para a nossa Mega Festa de Halloween . Num(...)
Dia Mundial da Música
No dia 1 de outubro, DIA MUNDIAL DA MÚSICA, o Vale dos Pintassilgos reuniu-se para assinalar esta festividade num espetáculo de Mini Concertos. De nós para(...)
Colégio
Filosofia
Formulámos as linhas orientadoras da ação pedagógica tendo por objetivo a contemplação de diferentes formas de aprendizagem ativa e significativa.
Acreditamos que a aprendizagem deverá ser encarada como um processo global e natural em que a criança assume o papel de principal construtor, pois a prática do ensino só adquire sentido quando se é capaz de promover um processo de trabalho cooperativo e um genuíno intercâmbio na sala de aula que, pressupondo o diálogo e a inerente negociação, concretize democraticamente, e de uma forma flexível, todos os conteúdos (conhecimentos, procedimentos e atitudes). Desta forma, procuramos criar e facilitar as condições possíveis para que, através de uma “clima” de aula cooperativo, empático e estimulador da autonomia, as crianças estabeleçam as relações propiciadoras da sua maturação humana e social.
Ao reconhecer a criança como principal sujeito do processo educativo, procuramos promover a sua formação pessoal e social com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania.Assim sendo, entendemos o processo educativo como um ato dinâmico, interativo e continuado, onde os saberes da criança, a sua cultura e vivências são o ponto de partida para a ação educativa. Acreditamos na formação da criança como um ser que deve possuir e desenvolver raciocínio lógico e espírito crítico. Queremos formar alunos capazes de pesquisar, investigar e selecionar informação, mobilizar saberes e conhecimentos, adotar metodologias personalizadas de trabalho e estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões, realizar atividades de forma autónoma, cooperante, responsável e criativa.
A participação efetiva das famílias, a escola aberta à comunidade, os saberes e vivências da criança, são igualmente pontos de referência para a nossa prática pedagógica.Defendemos um contexto participativo e alicerçado em parcerias, sustentado pela prática quotidiana do trabalho cooperativo. Privilegiamos a relação com as famílias que em nós confiam, quer nos contactos informais como nos relacionais, bem como a sua participação na vida escolar.
Valorizamos o trabalho de equipa e os valores de vida democrática, pelo que alicerçamos a nossa prática numa conceção de escola aberta, ancorada em atitudes e valores como a autonomia e a responsabilidade individuais; a justiça e o respeito pela diversidade.
Propomo-nos a preparar os alunos para o sucesso na sua dimensão individual e social, procurando, nas nossas práticas educativas, o equilíbrio entre o domínio do conhecimento académico e o domínio de valores, atitudes e capacidades.
Neste contexto, o educador de infância e o professor assumem o papel de construtor e gestor do currículo, procurando ir ao encontro das diferentes necessidades e interesses do grupo em colaboração alargada com os diferentes parceiros educativos (pais/família/comunidade), num processo reflexivo de observação, planeamento, ação e avaliação.