Berçário - Creche - Jardim de Infância - 1.º Ciclo EB

Agenda

Aula Magna - Espetáculo A Floresta d' Água

18 de Março de 2015

Atividades alusivas ao Dia do Pai

19 de Março de 2015

 

Últimas notícias

Berçário já abriu

É com enorme entusiasmo e satisfação que informamos que já contamos com a valência de berçário, desde o dia 3 de novembro. As(...)

Berçário já abriu

É com enorme entusiasmo e satisfação que informamos que já contamos com a valência de berçário, desde o dia 3 de novembro.

As infraestruturas já estão a funcionar, atendendo aos critérios de conforto, qualidade e segurança, de acordo com a legislação em vigor.

Pretendemos apostar numa educação de qualidade que promova o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social, mas sobretudo que esta fase tão importante da infância seja, equilibrada, harmoniosa e feliz!

Inscrições abertas!

  

Ler mais

Dia de São Valentim

"Os Reguilas e o Amor...!!!   Este ano comemorámos o Dia de São Valentim de uma forma muito especial! A Equipa da Setubal TV veio visitar-nos e(...)

Dia de São Valentim

"Os Reguilas e o Amor...!!!

 

Este ano comemorámos o Dia de São Valentim de uma forma muito especial!

A Equipa da Setubal TV veio visitar-nos e realizar uma reportagem animada e divertida sobre esta data.

O grupo da Sala dos Reguilas participou com bastante entusiasmo nesta nova experiência!!!"

 

http://setubaltv.com/settv/inocenciadoamor/

Ler mais

Carnaval

O Carnaval no Vale! No dia 13 de fevereiro, festejámos o Carnaval com muita alegria,tradição e folia! De manhã, tivemos a honra de recebermos no nosso(...)

Carnaval

O Carnaval no Vale!

No dia 13 de fevereiro, festejámos o Carnaval com muita alegria,tradição e folia!

De manhã, tivemos a honra de recebermos no nosso Colégio as mais belas princesas, cowboys, piratas e super-heróis! Não faltaram piratas, abelhas, joaninhas, policias e rainhas. Enfim, o Vale dos Pintassilgos foi inundado pelas personagens das histórias que os nossos pequenotes mais gostam.

Antes do almoço, educadoras e professoras supreenderam a criançada com a Peça de Teatro  «No Carnaval, o Amor não faz mal». Entre encontros e desencontros, semelhanças e diferenças, calafrios, tremores  borboletas na barriga, no final, a bicharada ficou muito apaixonada!

À tarde, desfilámos os nossos fatos junto dos amigos e dançámos num animado Baile de Máscaras.

Ler mais

Feira de São Martinho

No dia 11 de novembro, realizámos a nossa feira solidária de S. Martinho, evento que pretende sensibilizar os mais novos para a importância da partilha. Este ano(...)

Feira de São Martinho

No dia 11 de novembro, realizámos a nossa feira solidária de S. Martinho, evento que pretende sensibilizar os mais novos para a importância da partilha.

Este ano a organização que escolhemos para ser beneficiada foi a " Mundos de Vida ".

Agradecemos a todos pela colaboração e participação.

Ler mais

Halloween

Na noite de 31 de outubro, convidámos todas as bruxinhas,vampiros, monstrinhos e demais criaturas fantásticas e assustadoras para a nossa Mega Festa de Halloween . Num(...)

Halloween

Na noite de 31 de outubro, convidámos todas as bruxinhas,vampiros, monstrinhos e demais criaturas fantásticas e assustadoras para a nossa Mega Festa de Halloween.

Num ambiente assustadormente divertido, brincámos e convivemos com pais, amigos e professores.

Fomos recebidos por uma Estátua Gigante e pelo Homem sem Cabeça, provámos iguarias saborosas e assistimos à peça de teatro " O Vampiro vegetariano".

Para o ano, queremos mais!

Ler mais

Dia Mundial da Música

No dia 1 de outubro, DIA MUNDIAL DA MÚSICA, o Vale dos Pintassilgos reuniu-se para assinalar esta festividade num espetáculo de Mini  Concertos. De nós para(...)

Dia Mundial da Música

No dia 1 de outubro, DIA MUNDIAL DA MÚSICA, o Vale dos Pintassilgos reuniu-se para assinalar esta festividade num espetáculo de Mini Concertos. De nós para nós, partilhámos o gosto pela MÚSICA através de apresentações em grupo e prestações musicais individuais. PARABÉNS a TODOS!

Ler mais

Ver todas as notícias >

Colégio

Filosofia

Formulámos as linhas orientadoras da ação pedagógica tendo por objetivo a contemplação de diferentes formas de aprendizagem ativa e significativa.

Acreditamos que a aprendizagem deverá ser encarada como um processo global e natural em que a criança assume o papel de principal construtor, pois a prática do ensino só adquire sentido quando se é capaz de promover um processo de trabalho cooperativo e um genuíno intercâmbio na sala de aula que, pressupondo o diálogo e a inerente negociação, concretize democraticamente, e de uma forma flexível, todos os conteúdos (conhecimentos, procedimentos e atitudes). Desta forma, procuramos criar e facilitar as condições possíveis para que, através de uma “clima” de aula cooperativo, empático e estimulador da autonomia, as crianças estabeleçam as relações propiciadoras da sua maturação humana e social.

 

 

Ao reconhecer a criança como principal sujeito do processo educativo, procuramos promover a sua formação pessoal e social com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania.Assim sendo, entendemos o processo educativo como um ato dinâmico, interativo e continuado, onde os saberes da criança, a sua cultura e vivências são o ponto de partida para a ação educativa. Acreditamos na formação da criança como um ser que deve possuir e desenvolver raciocínio lógico e espírito crítico. Queremos formar alunos capazes de pesquisar, investigar e selecionar informação, mobilizar saberes e conhecimentos, adotar metodologias personalizadas de trabalho e estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões, realizar atividades de forma autónoma, cooperante, responsável e criativa.

A participação efetiva das famílias, a escola aberta à comunidade, os saberes e vivências da criança, são igualmente pontos de referência para a nossa prática pedagógica.Defendemos um contexto participativo e alicerçado em parcerias, sustentado pela prática quotidiana do trabalho cooperativo. Privilegiamos a relação com as famílias que em nós confiam, quer nos contactos informais como nos relacionais, bem como a sua participação na vida escolar.

Valorizamos o trabalho de equipa e os valores de vida democrática, pelo que alicerçamos a nossa prática numa conceção de escola aberta, ancorada em atitudes e valores como a autonomia e a responsabilidade individuais; a justiça e o respeito pela diversidade.

Propomo-nos a preparar os alunos para o sucesso na sua dimensão individual e social, procurando, nas nossas práticas educativas, o equilíbrio entre o domínio do conhecimento académico e o domínio de valores, atitudes e capacidades.

Neste contexto, o educador de infância e o professor assumem o papel de construtor e gestor do currículo, procurando ir ao encontro das diferentes necessidades e interesses do grupo em colaboração alargada com os diferentes parceiros educativos (pais/família/comunidade), num processo reflexivo de observação, planeamento, ação e avaliação.

Parcerias