Berçário - Creche - Jardim de Infância - 1.º Ciclo EB

Agenda

Aula Magna - Espetáculo A Floresta d' Água

18 de Março de 2015

Atividades alusivas ao Dia do Pai

19 de Março de 2015

 

Últimas notícias

Berçário já abriu

É com enorme entusiasmo e satisfação que informamos que já contamos com a valência de berçário, desde o dia 3 de novembro. As(...)

Berçário já abriu

É com enorme entusiasmo e satisfação que informamos que já contamos com a valência de berçário, desde o dia 3 de novembro.

As infraestruturas já estão a funcionar, atendendo aos critérios de conforto, qualidade e segurança, de acordo com a legislação em vigor.

Pretendemos apostar numa educação de qualidade que promova o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social, mas sobretudo que esta fase tão importante da infância seja, equilibrada, harmoniosa e feliz!

Inscrições abertas!

  

Ler mais

Dia de São Valentim

"Os Reguilas e o Amor...!!!   Este ano comemorámos o Dia de São Valentim de uma forma muito especial! A Equipa da Setubal TV veio visitar-nos e(...)

Dia de São Valentim

"Os Reguilas e o Amor...!!!

 

Este ano comemorámos o Dia de São Valentim de uma forma muito especial!

A Equipa da Setubal TV veio visitar-nos e realizar uma reportagem animada e divertida sobre esta data.

O grupo da Sala dos Reguilas participou com bastante entusiasmo nesta nova experiência!!!"

 

http://setubaltv.com/settv/inocenciadoamor/

Ler mais

Carnaval

O Carnaval no Vale! No dia 13 de fevereiro, festejámos o Carnaval com muita alegria,tradição e folia! De manhã, tivemos a honra de recebermos no nosso(...)

Carnaval

O Carnaval no Vale!

No dia 13 de fevereiro, festejámos o Carnaval com muita alegria,tradição e folia!

De manhã, tivemos a honra de recebermos no nosso Colégio as mais belas princesas, cowboys, piratas e super-heróis! Não faltaram piratas, abelhas, joaninhas, policias e rainhas. Enfim, o Vale dos Pintassilgos foi inundado pelas personagens das histórias que os nossos pequenotes mais gostam.

Antes do almoço, educadoras e professoras supreenderam a criançada com a Peça de Teatro  «No Carnaval, o Amor não faz mal». Entre encontros e desencontros, semelhanças e diferenças, calafrios, tremores  borboletas na barriga, no final, a bicharada ficou muito apaixonada!

À tarde, desfilámos os nossos fatos junto dos amigos e dançámos num animado Baile de Máscaras.

Ler mais

Feira de São Martinho

No dia 11 de novembro, realizámos a nossa feira solidária de S. Martinho, evento que pretende sensibilizar os mais novos para a importância da partilha. Este ano(...)

Feira de São Martinho

No dia 11 de novembro, realizámos a nossa feira solidária de S. Martinho, evento que pretende sensibilizar os mais novos para a importância da partilha.

Este ano a organização que escolhemos para ser beneficiada foi a " Mundos de Vida ".

Agradecemos a todos pela colaboração e participação.

Ler mais

Halloween

Na noite de 31 de outubro, convidámos todas as bruxinhas,vampiros, monstrinhos e demais criaturas fantásticas e assustadoras para a nossa Mega Festa de Halloween . Num(...)

Halloween

Na noite de 31 de outubro, convidámos todas as bruxinhas,vampiros, monstrinhos e demais criaturas fantásticas e assustadoras para a nossa Mega Festa de Halloween.

Num ambiente assustadormente divertido, brincámos e convivemos com pais, amigos e professores.

Fomos recebidos por uma Estátua Gigante e pelo Homem sem Cabeça, provámos iguarias saborosas e assistimos à peça de teatro " O Vampiro vegetariano".

Para o ano, queremos mais!

Ler mais

Dia Mundial da Música

No dia 1 de outubro, DIA MUNDIAL DA MÚSICA, o Vale dos Pintassilgos reuniu-se para assinalar esta festividade num espetáculo de Mini  Concertos. De nós para(...)

Dia Mundial da Música

No dia 1 de outubro, DIA MUNDIAL DA MÚSICA, o Vale dos Pintassilgos reuniu-se para assinalar esta festividade num espetáculo de Mini Concertos. De nós para nós, partilhámos o gosto pela MÚSICA através de apresentações em grupo e prestações musicais individuais. PARABÉNS a TODOS!

Ler mais

Ver todas as notícias >

Colégio

Metodologia

Creche e Jardim de Infância

Assumimos como principal base curricular as orientações dos Ministérios da Educação e Ciência e Segurança Social, pondo em prática metodologias preconizadas pelo Movimento da Escola Moderna, o Movimento Curricular do High Scope e a Metodologia de Trabalho de Projeto que surgem entrelaçadas na sua estruturação.

Procuramos tirar partido dos aspetos mais profícuos de cada uma destas metodologias, de forma a servir os interesses das crianças no que diz respeito à sua aprendizagem e desenvolvimento, tendo por base os objetivos educativos institucionais. Esta preocupação traduz-se no apetrechamento das salas e adequação dos espaços; pelo facultar de experiências significativas adequadas aos diferentes estádios de desenvolvimento (High Scope), pelos instrumentos de trabalho utilizados, (quadro das presenças, quadro de atividades, quadro de tarefas, plano semanal, lista de projetos e diário de turma) e gestão democrática da vida em grupo (MEM) assim como pelos projetos a desenvolver com o grupo de crianças (Pedagogia de Projeto).

Procuramos paralelamente adotar uma linha pedagógica tendo por base o construtivismo numa perspetiva de Educação para a diversidade. Defendemos a importância da formação contínua e o rigor científico, assim como a partilha de diferentes ideias e saberes de forma a criar um currículo que fundamente a nossa ação e que vá ao encontro das necessidades das crianças, colocando ênfase no desenvolvimento de competências essenciais de forma equilibrada. Preocupamo-nos, acima de tudo, que as crianças do "Vale dos Pintassilgos" sejam crianças equilibradas e felizes!

 

1.º ciclo

O primeiro ciclo representa o início da escolaridade e constitui uma etapa importante na vida da criança.

Ao longo de quatro anos, dever-se-á proporcionar ao aluno a aquisição e domínio dos saberes nas diversas áreas curriculares lecionadas mas, também, o desenvolvimento global e harmonioso da sua personalidade, bem como o desenvolvimento de valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos. Pretende-se, desta forma, o equilíbrio entre o domínio do conhecimento académico e o domínio de valores, atitudes e capacidades.

No Vale dos Pintassilgos, o 1.º ciclo concretiza-se como um projeto pedagógico global e abrangente, enquadrado pelos objetivos gerais do Ensino Básico, delineados pelo Ministério da Educação. Aqui, o aluno é o centro das aprendizagens, que se querem diversificadas e significativas, onde são contemplados os diferentes ritmos e as necessidades individuais. Acreditamos que o processo ensino-aprendizagem é uma atividade articulada e conjunta dos alunos e professor e que a criança tem um papel ativo na construção do seu conhecimento.

Na sala de aula, pretende-se que os alunos realizem experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras que garantam, efetivamente, o direito ao sucesso escolar de cada um.

Os princípios atrás enunciados requerem, da parte do professor, a consideração de um conjunto de valores profissionais que mobilizem estratégias e atitudes consequentes.

Distingue-se, de entre outras, o respeito pelas diferenças individuais e pelo ritmo de aprendizagem de cada aluno; a valorização das experiências escolares e não escolares anteriores; a consideração pelos interesses e necessidades individuais; o estímulo às interações e às trocas de experiências e saberes; o permitir aos alunos a escolha de atividades; a promoção da iniciativa individual e de participação nas responsabilidades da escola; a valorização das aquisições e das produções dos alunos; a criação, enfim, de um clima favorável à socialização e ao desenvolvimento moral.

Algumas das metodologias usadas em sala de aula são:

-Trabalho de Projeto: pois a educação escolar deve também estruturar-se por projetos que possam não só permitir a aquisição e desenvolvimento dos objetivos enunciados pelo Ministério de Educação mas devem também poder ser, dentro do possível, determinados pelos interesses e necessidades dos alunos. Desta forma, conseguir-se-á formar cidadãos mais atentos, capazes de pensar e agir, críticos face ao que os rodeia.

- Ensino diferenciado na Sala de Aula: utilização de estratégias de trabalho diferenciado na sala de aula com alunos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem. Ao diferenciar a pedagogia e o currículo, o professor está a promover o sucesso escolar de alunos que apresentem algum tipo de dificuldade. Desta forma, o professor atenderá à maioria das especificidades dos grupos de alunos e pensará num trabalho mais individualizado, com tarefas mais próximas possível das capacidades individuais, com o objetivo de consolidar os conhecimentos prévios, de mobilizá-los e transferi-los em situações de aprendizagem com um nível superior de dificuldade, através dos quais as competências são trabalhadas de uma forma transversal.

Parcerias