Agenda
Visita aos Bombeiros Sapadores de Setúbal - J.I. (Brincalhões)
08 de Fevereiro de 2019
Visita aos Bombeiros Sapadores de Setúbal - J.I. (Reguilas)
13 de Fevereiro de 2019
Fundação Calouste Gulbenkian - Descobrir a Matemática na Arte (2º Ano)
04 de Fevereiro de 2019
Fundação Calouste Gulbenkian - Descobrir a Matemática na Arte (3º Ano)
06 de Fevereiro de 2019
Teatro Musical “Malas e Fraldas…” (Berçário e Creche)
19 de Fevereiro de 2019
Espetáculo & Workshop de Coreografia de Samba e Baile de Mascaras
01 de Março de 2019
Colégio Encerrado
05 de Março de 2019
Teatro Politeama - Rapunzel - O Musical
19 de Fevereiro de 2019
Atividades alusivas ao Dia do Pai
19 de Março de 2019
Últimas notícias
Berçário já abriu
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Halloween
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Dia Mundial da Música
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Colégio
Metodologia
Creche e Jardim de Infância
Assumimos como principal base curricular as orientações dos Ministérios da Educação e Ciência e Segurança Social, pondo em prática metodologias preconizadas pelo Movimento da Escola Moderna, o Movimento Curricular do High Scope e a Metodologia de Trabalho de Projeto que surgem entrelaçadas na sua estruturação.
Procuramos tirar partido dos aspetos mais profícuos de cada uma destas metodologias, de forma a servir os interesses das crianças no que diz respeito à sua aprendizagem e desenvolvimento, tendo por base os objetivos educativos institucionais. Esta preocupação traduz-se no apetrechamento das salas e adequação dos espaços; pelo facultar de experiências significativas adequadas aos diferentes estádios de desenvolvimento (High Scope), pelos instrumentos de trabalho utilizados, (quadro das presenças, quadro de atividades, quadro de tarefas, plano semanal, lista de projetos e diário de turma) e gestão democrática da vida em grupo (MEM) assim como pelos projetos a desenvolver com o grupo de crianças (Pedagogia de Projeto).
Procuramos paralelamente adotar uma linha pedagógica tendo por base o construtivismo numa perspetiva de Educação para a diversidade. Defendemos a importância da formação contínua e o rigor científico, assim como a partilha de diferentes ideias e saberes de forma a criar um currículo que fundamente a nossa ação e que vá ao encontro das necessidades das crianças, colocando ênfase no desenvolvimento de competências essenciais de forma equilibrada. Preocupamo-nos, acima de tudo, que as crianças do "Vale dos Pintassilgos" sejam crianças equilibradas e felizes!
1.º ciclo
O primeiro ciclo representa o início da escolaridade e constitui uma etapa importante na vida da criança.
Ao longo de quatro anos, dever-se-á proporcionar ao aluno a aquisição e domínio dos saberes nas diversas áreas curriculares lecionadas mas, também, o desenvolvimento global e harmonioso da sua personalidade, bem como o desenvolvimento de valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos. Pretende-se, desta forma, o equilíbrio entre o domínio do conhecimento académico e o domínio de valores, atitudes e capacidades.
No Vale dos Pintassilgos, o 1.º ciclo concretiza-se como um projeto pedagógico global e abrangente, enquadrado pelos objetivos gerais do Ensino Básico, delineados pelo Ministério da Educação. Aqui, o aluno é o centro das aprendizagens, que se querem diversificadas e significativas, onde são contemplados os diferentes ritmos e as necessidades individuais. Acreditamos que o processo ensino-aprendizagem é uma atividade articulada e conjunta dos alunos e professor e que a criança tem um papel ativo na construção do seu conhecimento.
Na sala de aula, pretende-se que os alunos realizem experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras que garantam, efetivamente, o direito ao sucesso escolar de cada um.
Os princípios atrás enunciados requerem, da parte do professor, a consideração de um conjunto de valores profissionais que mobilizem estratégias e atitudes consequentes.
Distingue-se, de entre outras, o respeito pelas diferenças individuais e pelo ritmo de aprendizagem de cada aluno; a valorização das experiências escolares e não escolares anteriores; a consideração pelos interesses e necessidades individuais; o estímulo às interações e às trocas de experiências e saberes; o permitir aos alunos a escolha de atividades; a promoção da iniciativa individual e de participação nas responsabilidades da escola; a valorização das aquisições e das produções dos alunos; a criação, enfim, de um clima favorável à socialização e ao desenvolvimento moral.
Algumas das metodologias usadas em sala de aula são:
-Trabalho de Projeto: pois a educação escolar deve também estruturar-se por projetos que possam não só permitir a aquisição e desenvolvimento dos objetivos enunciados pelo Ministério de Educação mas devem também poder ser, dentro do possível, determinados pelos interesses e necessidades dos alunos. Desta forma, conseguir-se-á formar cidadãos mais atentos, capazes de pensar e agir, críticos face ao que os rodeia.
- Ensino diferenciado na Sala de Aula: utilização de estratégias de trabalho diferenciado na sala de aula com alunos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem. Ao diferenciar a pedagogia e o currículo, o professor está a promover o sucesso escolar de alunos que apresentem algum tipo de dificuldade. Desta forma, o professor atenderá à maioria das especificidades dos grupos de alunos e pensará num trabalho mais individualizado, com tarefas mais próximas possível das capacidades individuais, com o objetivo de consolidar os conhecimentos prévios, de mobilizá-los e transferi-los em situações de aprendizagem com um nível superior de dificuldade, através dos quais as competências são trabalhadas de uma forma transversal.