Berçário - Creche - Jardim de Infância - 1.º Ciclo EB

Agenda

Aula Magna - Espetáculo A Floresta d' Água

18 de Março de 2015

Atividades alusivas ao Dia do Pai

19 de Março de 2015

 

Últimas notícias

Berçário já abriu

É com enorme entusiasmo e satisfação que informamos que já contamos com a valência de berçário, desde o dia 3 de novembro. As(...)

Berçário já abriu

É com enorme entusiasmo e satisfação que informamos que já contamos com a valência de berçário, desde o dia 3 de novembro.

As infraestruturas já estão a funcionar, atendendo aos critérios de conforto, qualidade e segurança, de acordo com a legislação em vigor.

Pretendemos apostar numa educação de qualidade que promova o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social, mas sobretudo que esta fase tão importante da infância seja, equilibrada, harmoniosa e feliz!

Inscrições abertas!

  

Ler mais

Dia de São Valentim

"Os Reguilas e o Amor...!!!   Este ano comemorámos o Dia de São Valentim de uma forma muito especial! A Equipa da Setubal TV veio visitar-nos e(...)

Dia de São Valentim

"Os Reguilas e o Amor...!!!

 

Este ano comemorámos o Dia de São Valentim de uma forma muito especial!

A Equipa da Setubal TV veio visitar-nos e realizar uma reportagem animada e divertida sobre esta data.

O grupo da Sala dos Reguilas participou com bastante entusiasmo nesta nova experiência!!!"

 

http://setubaltv.com/settv/inocenciadoamor/

Ler mais

Carnaval

O Carnaval no Vale! No dia 13 de fevereiro, festejámos o Carnaval com muita alegria,tradição e folia! De manhã, tivemos a honra de recebermos no nosso(...)

Carnaval

O Carnaval no Vale!

No dia 13 de fevereiro, festejámos o Carnaval com muita alegria,tradição e folia!

De manhã, tivemos a honra de recebermos no nosso Colégio as mais belas princesas, cowboys, piratas e super-heróis! Não faltaram piratas, abelhas, joaninhas, policias e rainhas. Enfim, o Vale dos Pintassilgos foi inundado pelas personagens das histórias que os nossos pequenotes mais gostam.

Antes do almoço, educadoras e professoras supreenderam a criançada com a Peça de Teatro  «No Carnaval, o Amor não faz mal». Entre encontros e desencontros, semelhanças e diferenças, calafrios, tremores  borboletas na barriga, no final, a bicharada ficou muito apaixonada!

À tarde, desfilámos os nossos fatos junto dos amigos e dançámos num animado Baile de Máscaras.

Ler mais

Feira de São Martinho

No dia 11 de novembro, realizámos a nossa feira solidária de S. Martinho, evento que pretende sensibilizar os mais novos para a importância da partilha. Este ano(...)

Feira de São Martinho

No dia 11 de novembro, realizámos a nossa feira solidária de S. Martinho, evento que pretende sensibilizar os mais novos para a importância da partilha.

Este ano a organização que escolhemos para ser beneficiada foi a " Mundos de Vida ".

Agradecemos a todos pela colaboração e participação.

Ler mais

Halloween

Na noite de 31 de outubro, convidámos todas as bruxinhas,vampiros, monstrinhos e demais criaturas fantásticas e assustadoras para a nossa Mega Festa de Halloween . Num(...)

Halloween

Na noite de 31 de outubro, convidámos todas as bruxinhas,vampiros, monstrinhos e demais criaturas fantásticas e assustadoras para a nossa Mega Festa de Halloween.

Num ambiente assustadormente divertido, brincámos e convivemos com pais, amigos e professores.

Fomos recebidos por uma Estátua Gigante e pelo Homem sem Cabeça, provámos iguarias saborosas e assistimos à peça de teatro " O Vampiro vegetariano".

Para o ano, queremos mais!

Ler mais

Dia Mundial da Música

No dia 1 de outubro, DIA MUNDIAL DA MÚSICA, o Vale dos Pintassilgos reuniu-se para assinalar esta festividade num espetáculo de Mini  Concertos. De nós para(...)

Dia Mundial da Música

No dia 1 de outubro, DIA MUNDIAL DA MÚSICA, o Vale dos Pintassilgos reuniu-se para assinalar esta festividade num espetáculo de Mini Concertos. De nós para nós, partilhámos o gosto pela MÚSICA através de apresentações em grupo e prestações musicais individuais. PARABÉNS a TODOS!

Ler mais

Ver todas as notícias >

Atividades

Informática

Atualmente, as tecnologias de informação e comunicação são utilizadas de maneira significativa no processo de ensino e de aprendizagem. O fenómeno da globalização criou a necessidade de que a informação seja transmitida de maneira rápida e atualizada. O uso do computador, pelas crianças, contribui para a estimulação do seu desenvolvimento cognitivo e intelectual, ajudando-as na construção do seu processo de aprendizagem.

Desta forma, a utilização do computador no ensino, enquanto ferramenta de auxílio na aprendizagem, reveste-se de importância significativa, no que diz respeito à construção do conhecimento pela própria criança. Vejamos:

  -  Os softwares educacionais proporcionam uma integração entre o educador/ professor e o aluno, realizando uma parceria no processo de ensino-aprendizagem;

   -  O Pensamento Crítico é potencializado;

   -  Desenvolve a capacidade de pesquisa e a criatividade ;

   -  Estimula a expressão de sentimentos de alegria, motivação, emoção e cooperação.

A exploração deste recurso acrescenta uma dimensão motivacional à aprendizagem, pelo desafio e fator lúdico que contempla. Faz-se necessário, então, que a escola seja um ambiente de recursos tecnológicos para que as crianças possam compartilhar destes recursos, beneficiando o próprio desenvolvimento cognitivo, social e cultural. Por meio da informática as informações são transmitidas rapidamente podendo elevar o desenvolvimento intelectual dos alunos.

 No Vale dos Pintassilgos pretende-se que esta área seja essencialmente prática e experimental, orientada para a formação de utilizadores competentes nestas tecnologias.

O ensino das TIC é feito em articulação com as outras áreas curriculares, para que os alunos sejam confrontados com a utilização das aplicações informáticas mais comuns em contextos concretos e significativos.

O objetivo é, por isso, fazer com que a tecnologia faça parte do dia-a-dia dos alunos, ajudando-os a aprender a usar o computador autonomamente como um instrumento para a resolução de problemas, maior produtividade e melhor comunicação.

O ensino das TIC é personalizado e ajustado à idade e interesses de cada criança que estimula o desenvolvimento da criatividade, autoconfiança e raciocínio.

Os alunos, através desta aprendizagem, desenvolvida ao longo do ano letivo, utilizam o computador como um instrumento na abordagem a diversas áreas tecnológicas, favorecendo, assim, uma melhoria no desempenho escolar e restantes atividades ligadas ao seu desenvolvimento educativo.

Desta forma, as crianças envolvidas nas atividades TIC obterão uma cultura informática que constituirá uma vantagem competitiva no futuro.

Parcerias